No dia 22 de junho, as três turmas que visitaram o Recanto da Mata em Maquiné-RS participaram de um momento de discussão para retomar a saída de campo e fazer relações com o tema sustentabilidade e as atividades que vivenciaram durante a visita. Na sequência, em grupos com quatro ou cinco alunos, fizeram diários ilustrados da saída. Cada aluno pôde escolher um momento que mais gostou, descrever e explicar a importância da atividade escolhida para a sustentabilidade em um pequeno texto e, por fim, ilustrar a página.
Diário da Saída de Campo - Um dia no Recanto da Mata, Maquiné-RS
Saída de Campo - Recanto da Mata, Maquiné-RS
No dia 15 de junho, os alunos do Multilinguagens que participam do projeto “O mundo que queremos: sustentabilidade” fizeram uma saída de campo com os professores do projeto e as professoras polivalentes a fim de conhecer estruturas de baixo impacto ambiental, de tomar mais consciência dos problemas ambientais e de poder vivenciar um pouco das questões que vêm estudando no projeto. Alunos e professores experimentaram uma trilha no meio da mata, entrando em contato com a natureza pelos sons, cheiros e texturas nunca antes experimentados. A oficina de construção de tijolos permitiu experimentar a composição de uma pequena parte do que os moradores do local utilizam em suas casas. Degustar bergamotas diretamente do pé foi uma novidade saborosa para a maioria dos alunos. Foi possível conhecer telhados vivos, lâmpadas econômicas, separação de resíduos orgânicos para horta em composteiras, bananal e bambuzal, banheiros ecológicos, além de diferentes animais e plantas. Abaixo, confira o registro da atividade!
Atividade integrada Música, Inglês e Artes Visuais - Filme "Wall-E"
Em um sábado letivo, as turmas participantes do Multilinguagens de quinta-feira tiveram uma atividade integrada que começou com um cineminha: "Wall-E", da Pixar, com direito a pipoca.
A discussão em seguida ao filme envolveu temas como: objetos que não têm valor para nós, mas que são relevantes para o personagem robô; a conversa entre os robôs, que acontecia sem palavras; o estado de absoluta inexpressão dos humanos, que precisam viver em outro planeta, enquanto a Terra foi ocupada apenas por lixo. Na sequência, usando materiais que virariam lixo, os alunos escolheram criar dois robôs que serão expostos na Mostra do Multilinguagens. Abaixo, acompanhe algumas fotos do encontro!