Coletividade/Gentileza
Para o 3º trimestre, o tema escolhido para o Multinho foi coletividade/gentileza. Abordamos essa temática com os alunos a partir do curta de animação “Cuerdas”.
Os alunos assistiram ao curta e realizaram uma discussão com os professores a partir das perguntas:
- Qual é a história do filme?
- O que acontece no final?
- Como são os dois personagens principais?
- Quais atitudes de alguns personagens não são legais no filme?
- Na nossa escola as pessoas também são diferentes. Que atitudes devemos ter para sermos amigos de todos?
Após a discussão, eles fizeram um objeto pequeno com massinha de modelar que representasse amizade e gentileza.
Depois do intervalo, formamos novos grupos de alunos para o trimestre e continuamos a manhã com a atividade “Teia da gentileza”, em que um aluno segura a ponta do novelo e diz o nome de um colega que ele conhece no novo grupo, para o qual vai jogar o novelo. O aluno que recebeu continua segurando a ponta, diz o nome de um colega e joga para o restante do novelo, até que todos tenham falado o nome de um colega. Ao concluírem a teia, a dinâmica é de desconstruí-la. O aluno joga o novelo para quem jogou para ele antes, dizendo uma palavra gentil que qualifique-o, criando a teia da gentileza daquele grupo.
Para concluir a manhã, os objetos de massinha foram sorteados entre os alunos. Cada criança levou um presente de um colega do grupo novo. Mais uma oportunidade para falarmos do respeito às diferenças, do esforço que cada um fez.
No último trimestre, na disciplina de Artes Visuais, os alunos construíram em pequenos grupos um manual da gentileza com instruções escritas de como ser gentil bem como ilustrações das suas indicações.
A disciplina de Língua Inglesa participou do projeto desenvolvendo as seguintes ações pedagógicas: a partir da contação do livro “A rainbow of friends”, de P. K. Hallinan, conversamos sobre diversidade, coletividade e gentileza nas situações do livro e na nossa escola. Os alunos contaram sobre situações de bullying ou preconceito que já vivenciaram ou presenciaram e explicaram o que achavam que deveria ser diferente nessas situações. A partir disso, fizemos um brainstorm a partir da palavra gentileza e juntamos as ideias dos cinco grupos em uma única lista bilíngue. Com essa lista, trabalhamos com pronúncia e leitura de pequenas frases. Partimos dessas frases para fazer a página de cada aluno do livro “Multinho’s pieces of kindness”. Os alunos tinham que completar as frases “Eu acho que gentileza é...” e “I believe kindness is...” e fazer um desenho sobre a temática. Encerramos o projeto com a música “You've got a friend in me”, do filme Toy Story, que já havia sido estudada, em língua portuguesa, nas aulas de música.
✎ Questions about “A rainbow of friends”
✎ Students’ page to complete of “Multinho’s pieces of kindness”
✎ Activities on “You've got a friend in me”
✎ Book “Multinho’s pieces of kindness”
✎ Questions about “A rainbow of friends”
✎ Students’ page to complete of “Multinho’s pieces of kindness”
✎ Activities on “You've got a friend in me”
✎ Book “Multinho’s pieces of kindness”
Nas aulas de Língua Espanhola, foram exploradas as apresentações pessoais e de outras pessoas em diálogos do cotidiano, enfatizando as relações respeitosas no convívio escolar e fora dele. Os alunos aprimoraram a escrita, a pronúncia e a entonação, priorizando os sons diferentes da língua portuguesa, com base em exercícios escritos e orais, coletivos e individuais, estabelecendo pequenos diálogos. Foram introduzidos elementos relativos ao Natal e aos diversos modos de celebrar essa data nos países do mundo. Os alunos produziram frases gentis para expressar bons desejos para os amigos nesse contexto e ampliaram o vocabulário referente a esse assunto. Para finalizar, foi narrado um conto sobre Papá Noel e as suas suas renas, no qual uma das renas sofre bullying de suas colegas renas por ter um nariz vermelho brilhante e chamativo. No entanto, Papá Noel a escolhe como rena para o seu trenó e ela acaba po ser a mais veloz. As crianças cantaram a música e fizeram representações, além de desenhos. Para concluir, fizeram questionamentos sobre a atitude das personagens da música, chegando a conclusões que ajudaram a pensar sobre o seu próprio cotidiano na escola.
Nas aulas de Música, a primeira atividade visava ao elogio. A partir da música folclórica “Que lindos olhos”, de Heitor Villa-Lobos, os alunos foram convidados a procurar e descrever as características positivas dos colegas, assim como descrever a sensação de ser elogiado. Na sequência, os alunos trabalharam com a temática da amizade, relacionando-a com a temática gentileza. A música escolhida para ser trabalhada foi “Amigo, estou aqui”, do filme Toy Story. Para finalizar, através de uma dinâmica em que os alunos deveriam tirar cartões contendo palavras de gentileza, os alunos compuseram pequenas canções em grupo.
✎ Aula de Música
✎ Aula de Música
Com o foco central em gentileza, na disciplina de Teatro, foram trabalhados deslocamentos com sustentação de adereços, diferentes tipos de espaços, equilíbrio e desiquilíbrio, o faz de conta e regras de jogo.
Apresentações Finais
A partir do que foi desenvolvido nas aulas de todos os professores do Projeto Multilinguagens sobre o tema coletividade/gentileza, os grupos foram convidados a criar seus próprios projetos e apresentá-los aos colegas. Os projetos propostos pelos alunos foram os seguintes:
Grupo 1 - Musical com banda confeccionada com sucata e composição musical trilíngue.
Grupo 2 - Cena de brincadeiras de criança com música que compuseram - versões em português e espanhol. Apresentação de cartazes com a letra da música em espanhol enquanto cantam.
Grupo 3 - Cena em que ocorre bullying com um aluno. Uma criança diz que é errado, voltam no tempo e corrigem. Cantam música "Palavrinhas Mágicas" (Xuxa), alterando o refrão para inglês e espanhol.
Grupo 4 - Música folclórica “Que lindos olhos" em três línguas, mostrando olhos construídos em papelão.
Grupo 5 - Cena de teatro com sonoplastia em que duas famílias falantes de línguas diferentes se encontram perdem seus cachorros e se ajudam para encontrá-los.
Grupo 1 - Musical com banda confeccionada com sucata e composição musical trilíngue.
Grupo 2 - Cena de brincadeiras de criança com música que compuseram - versões em português e espanhol. Apresentação de cartazes com a letra da música em espanhol enquanto cantam.
Grupo 3 - Cena em que ocorre bullying com um aluno. Uma criança diz que é errado, voltam no tempo e corrigem. Cantam música "Palavrinhas Mágicas" (Xuxa), alterando o refrão para inglês e espanhol.
Grupo 4 - Música folclórica “Que lindos olhos" em três línguas, mostrando olhos construídos em papelão.
Grupo 5 - Cena de teatro com sonoplastia em que duas famílias falantes de línguas diferentes se encontram perdem seus cachorros e se ajudam para encontrá-los.
0 comentários:
Postar um comentário