O Multilinguagens vem desde o início do ano letivo de 2015 trabalhando interdisciplinarmente, proporcionando que todos os professores do projeto ensinem as especificidades de cada componente curricular de forma contextualizada, partindo de um tema e de um texto comum e planejando conjuntamente suas aulas.
No 3º trimestre, buscando ampliar as experiências interdisciplinares, foram oferecidas aulas com docência compartilhada com dois professores de áreas diferentes atuando juntos em sala de aula, desenvolvendo assim uma vivência ainda mais diferenciada das que costumam ser feitas.
Abaixo, um pouco do início desse trabalho, realizado no dia 15 de outubro de 2015.
As atividades desenvolvidas pelas professoras Juliana (música) e Cláudia (língua inglesa) envolveram a música “Can’t Buy Me Love” – na versão da banda The Beatles e na versão do grupo Sambô. Primeiramente, os alunos, em duplas, receberam cartões com as estrofes da música e realizaram uma atividade de audição, colocando as estrofes em ordem enquanto ouviam a versão dos Beatles. Na sequência, identificaram no texto palavras conhecidas na língua inglesa, leram e discutiram a música com as professoras. Tendo como tema os bens que não podem ser comprados e a relação de amizade, foram realizadas tarefas de interpretação do texto. Após assistirem ao clipe da banda The Beatles, a turma assistiu a uma versão realizada pelo Sambô, grupo brasileiro que canta em inglês, mas adiciona instrumentos típicos de música brasileira, que os alunos vinham estudando no Multilinguagens Música. Discutimos sobre as diferenças entre a música original e a versão do grupo brasileiro e sobre instrumentação de cada uma delas. Concluímos o encontro cantando juntos a música em sua versão original, escolhida pela maioria dos alunos para ser cantada.
A atividade realizada em parceria entre as professoras Fernanda (artes visuais) e Amanda (música) trabalhou rapidamente a estética musical e imagética da música Portugal de Navio, dos Mutantes. Os alunos já estavam inseridos nesse contexto, tendo em vista que já estudaram a Tropicália em Multilinguagens Música e Multilinguagens Artes Visuais no interior do projeto com temática diversidades brasileiras. A proposta prática para este dia foi a realização de uma produção imagética, um clipe, para a música dos Mutantes. Na sequência, os alunos foram divididos em dois grupos para a produção do clipe para a referida música, explorando os materiais disponíveis na escola para a elaboração das cenas tendo em vista a letra da música. Ao final, o vídeo foi editado e os alunos escolheram entre duas versões do mesmo, uma em cor e outra em preto e branco.
A atividade realizada pelos professores Hérlon, de teatro, e Laura, de espanhol, teve como base o conto em espanhol "Las medias de los flamencos", do autor uruguaio Horacio Quiroga. No primeiro momento, os alunos leram a narrativa de forma coletiva. Em seguida, todos os alunos relembraram a história e os seus pontos principais, reconstituindo-a de modo oral. Na terceira etapa, foi montado e registrado no quadro um roteiro em língua espanhola, com as principais ideias da história, dividido em nove subtítulos. Na última etapa da aula, grupos de três ou quatro alunos, utilizando-se de bonecos confeccionados ao longo do segundo trimestre de Multilinguagens Espanhol, improvisaram, livremente, algumas cenas a partir desses subtítulos do roteiro elaborados pela turma. O foco principal desse trabalho foram as noções básicas de como montar um roteiro para teatro a partir de uma ideia, texto ou livro, trabalhar de modo cooperativo a língua espanhola aprimorando a pronúncia e a escrita. Foram editados alguns vídeos das cenas apresentadas.
0 comentários:
Postar um comentário